A Ria Formosa é um sistema lagunar protegido (DL nº 373/87 de 9 de Dezembro), sendo um dos ecossistemas mais valiosos do planeta, especialmente em termos de captação de CO2.
A Ria Formosa tem demonstrado desgaste fruto de impactos antropogénicos, que se materializam no acumular de resíduos e na proliferação de espécies invasoras, ambos fatores significativos de destruição deste ecossistema. Com cerca de 30% do concelho classificado como Zona de Proteção Especial, Faro torna-se um foco de intervenção com o FORMOSA 2.0, para a conservação e reversão do declínio deste património natural.
O “FORMOSA 2.0” tem assim como objetivos mobilizar, sensibilizar e capacitar uma rede de parcerias e a comunidade em geral para diminuir o impacto humano no Parque Natural da Ria Formosa, essencialmente combater a acumulação de resíduos humanos e a proliferação de plantas invasoras, que neste momento colocam em risco o equilíbrio do ecossistema.
💡 Objetivos:
Intervenções no território através de ações de mapeamento, monitorização e remoção de plantas invasoras e de resíduos;
Promoção de comportamentos ambientalmente responsáveis pela comunidade, e que contribuem para a defesa direta do Parque Natural da Ria Formosa.