< HOME < Sobre nós

História ✍

Fundada a 11 de junho de 2012, por um grupo um grupo de jovens de diferentes backgrounds e áreas de especialidade, a Sê Mais Sê Melhor - Associação para a Promoção do Potencial Humano desenvolveu-se ao longo dos anos, motivada pela paixão e envolvimento dos/as seus/suas associados/as na promoção e defesa dos Direitos da Juventude, em prol da Igualdade, Sustentabildade, Ambiente e Cidadania Democrática.

Infográfico da História da Sê Mais Sê Melhor apresentada abaixo

"A Associação tem como objetivo primeiro e primário promover o desenvolvimento pessoal, considerando a sua natureza multifacetada: higiene e saúde; educação, formação e profissão; arte, recreação e cultura; ciência e tecnologia; família, dinâmicas relacionais, comunidade e contexto social; cidadania, civismo e ecologia."

(Estatutos da Sê Mais Sê Melhor, 2012)



Em 2012, a associação avança com a realização de algumas atividades, das quais se destaca a 1ª Campanha de Abraços Grátis - Movimento Internacional pela Paz Mundial. Ainda nesse ano, passa a integrar o RNAJ - Registo Nacional do Associativismo Jovem e o Juvfaro - Conselho Municipal de Juventude do Município de Faro.



Desenvolvem-se, ao longo dos anos seguintes, diferentes projetos e atividades relativos a questões como os Direitos Humanos, a Igualdade de Género e a Sexualidade Segura e Positiva, que se assumiram como algumas das principais bandeiras da Sê Mais Sê Melhor.

Ações de sensibilização para datas específicas, como o Dia da Mulher e o Dia do Homem, e assuntos como a Violência Doméstica e no Namoro e as questões LGBTQIA+, assumiram-se como uma constante de atuação da associação.










Em 2014, a Sê Mais Sê Melhor foi vencedora da 2.ª edição do Prémio Nacional “Jovens pela Igualdade” do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), e iniciou o projeto “Abordando Cenas e Coisas”, que viria a receber o Prémio de Boas Práticas Associativas da região do Algarve no ano seguinte. Em 2015, inicia o projeto de intervenção em contexto escolar “Na Primeira Pessoa”.

No ano de 2016, a associação passa a integrar o Grupo de Trabalho na Área da Igualdade do Conselho Local de Ação Social de Faro (CLAS Faro), e inicia o projeto “Atreve-te a Ser Mais: Um Desafio para a Igualdade”.

Realiza o primeiro Campo de Férias para Jovens e vence novamente o Prémio Nacional "Jovens pela Igualdade", bem como o Prémio regional de Boas Práticas Associativas com o projeto em contexto escolar "Na Primeira Pessoa".


Paralelamente, a Sê Mais Sê Melhor é convidada a participar em diferentes eventos, sobretudo na cidade de Faro, como a Semana Académica, o Festival F e o Alameda Beer Fest, mas também na região do Algarve, como a FATACIL, em Lagoa.


Estabelece também diferentes protocolos e colaborações com escolas do ensino básico e secundário do concelho de Faro.


Em 2018, a Sê Mais Sê Melhor coorganiza a 1ª Marcha e Arraial LGBTI no Algarve, que decorreu em Faro.


Passa ainda a assumir a responsabilidade regional pela formação do programa do IPDJ “Namorar com Fair Play”.


A partir de 2019, a associação aposta em novas atividades, como o Jogar Mais para Ser Melhor, e o evento Algarve Con - Convenção de Jogos de Tabuleiro, e passa a integrar a FNAJ - Federação Nacional das Associações Juvenis e a Rede MOVE.


Em setembro, a associação realiza a sua primeira atividade internacional, o Campo de Trabalho Internacional – “The Formosa Project”, iniciativa de voluntariado que reuniu um grupo de jovens de diferentes países em atividades de intervenção ambiental na praia de Faro. A partir de 2019, a Sê Mais Sê Melhor começa a dar a formação regional do programa do IPDJ “70:Á! – Direitos da Juventude”, que se estende até ao período atual.

O ano de 2020, marcado pela pandemia covid-19, levou ao cancelamento de algumas atividades, tendo-se mantido aquelas que foram possíveis de adaptar para o formato digital – como os projetos de voluntariado jovem “Horas a Virar Frangos” e “Namorar com Fair Play”, e o projeto de sensibilização para os Direitos Humanos “Direitos ou Tortos?”). Ainda em 2020, a associação é convidada a assumir a responsabilidade, a nível nacional, pela formação “70:JÁ! – Direitos da Juventude” em formato online, convite que se repete em 2021.


É ainda aprovado, no final do ano, o financiamento para o projeto de promoção do potencial jovem com vista à empregabilidade #StandOut.

Em 2021, a associação dá continuidade aos projetos regulares e formações atrás referidos, passando também a assumir a responsabilidade nacional pela formação do programa do IPDJ “Namorar com Fair Play”.

Em Setembro, realizar-se-á o primeiro intercâmbio Erasmus+ de jovens da associação - “How can you(th) prevent it?”, relativo ao tema da prevenção da violência do namoro, juntando 40 jovens de 6 países diferentes em torno deste tema.